Gog e Radiohead

by

O que tem esses dois artistas em comum?

Depois do marco histórico em 2007 com a disponibilização do cd In the Rainbows do Radiohead no estilo “pague quanto quiser”, agora é a vez do GOG. O rapper Genival Oliveira Gonçalves – GOG, um dos rappers mais respeitados no cenário nacional lança seu cd no mesmo estilo, com a diferença de ao invés de deixar implícito o protesto contra as gravadoras deixou o seguinte protesto no site:

Saudações Revolucionárias!

O CD Ao Vivo do DVD ‘Cartão Postal Bomba!’ chega com um grande desafio: – Apresentar uma nova proposta de distrbuição de cd´s, dvd´s, vinis, roupas, livros, enfim, tudo que produzimos no Hip Hop brasileiro. Nacionalmente essa distribuição praticamente não existe. Para aumentar mais o problema, na maioria dos lugares em que ela chega, nossos fãs acabam sendo maltratados e vítimas de todo tipo de preconceito ao fazer suas compras.

Hoje é assim: Os artistas criam! As gravadores revendem pelo preço que querem! O consumidor paga caro! Os artistas querem acesso! As gravadoras criam barreiras! O consumidor sofre! Os artistas trabalham! As gravadoras lucram! O consumidor segue insatisfeito.

Basta: Temos que dizer não a um mercado fonográfico que escraviza! Acabar com esse intermediário!

Agora será: Nós por nós! Nós artistas criaremos e cuidaremos! O consumidor pagará o preço justo! Nós artistas seremos parceiros! O consumidor terá comodidade. Nós artistas colheremos o fruto do nosso trabalho! O consumidor seguirá satisfeito! A partir daí o cenário será diferente a começar pelo relacionamento entre o artista e seu público

Não podemos negar que as coisas estão mudando nas indústrias fonográficas, e devem mudar, o acesso à música assim como a toda forma de informação deve ser livre, sem restrições – atualmente temos de pagar para ter acesso a cultura. Reclamam da cultura popular brasileira atual que ouve funk e axé de última qualidade, mas elitizam músicas boas somente para defender os direitos autorais. A educação caminha da mesma maneira, vide o caso de proibirem cópias de livros nas faculdades. Oras, só quem tem dinheiro terá direito a informação nesse país? Que mais cd’s venham dessa maneira assim como muitos outras bandas independentes que já disponibilizam seus trabalhos gratuitamente pela grande rede.

Anúncios

Tags: , ,

7 Respostas to “Gog e Radiohead”

  1. Retrospectiva da Semana « Blogosfera Cristã Says:

    […] No Rapensando Diálogos e Os Miseráveis. No Analisando musica: GOG e […]

  2. MARCOS Says:

    Muito top!!!!!!!!!!Q conteúdo!!!!Tudo de bom!!!

  3. Vidal Says:

    Grande verdade… Gostei dos assuntos do blog.

  4. Paulo Says:

    A Paz, Gostaria de Convidar você a participar da Votação!!

    O 1° Concurso de Bandas Gospel Independetes Via Blog CLIP GOSPEL MUSIC
    esta na Final e você pode votar e eleger a banda vencedora!! Entre Participe!!

    (Do dia 08/03 A 15/03)

    http://www.clipgospelmusic.blogspot.com

    Deus te abençõe

  5. Thiago Mattos Says:

    Bacana, gostei do blog!

  6. Fabricio Modesto Dolci Says:

    cheguei aqui através do blog da ieda…
    vi você comentando lá sobre ter rap na lista dos 1000 discos!!!
    dei uma geral na lista e tem “bastante” rap até, nwa, 2pac, dr. dre, cypress hill, e provavelmente mais alguns que não lembro agora!!!

    Bom, depois de radiohead e GOG (faz tempo que não ouço e não sabia desse protesto) o Nine Inch Nails disponibilizou no site deles totalmente grátis o último álbum…espero que daqui em diante muitos artistas façam isso…pra detonar as gravadoras exploradoras…que com certeza já sofrem com a galera baixando tudo pelos rapidshares da vida!!!

    Abraços e volte a postar aqui sim!!! 😀

  7. Tami Says:

    É complicado isso, e eu não sei o que tanto a indústria fonográfica reclama se foi ela mesmo quem criou essa situação, talvez se os valores dos CD’s e DVD’s impostos pelas gravadoras não fossem tão altos, as pessoas com certeza comprariam mais.

    A comunidade Discografias do Orkut, que era onde tinha MUUUUIIIITO link pra baixar músicas de graça, acabou essa semana, os moderadores tiveram que apagar tudo.

    E tudo isso porque só quem sai perdendo são as gravadoras que ganham (MUITO) dinheiro em cima dos CD’s vendidos, já que o lucro deles é muito baixo para o artista que ganha mesmo com shows, eventos, etc, e muitos deles só têm seus shows lotados graças a divulgação e disponibilidade de suas músicas de graça na internet…

    Enfim, tudo isso por causa de GRANA, DINDIM, BUFUNFA, MONEY, PLATA, DINHEIRO! A indústria na verdade está cagando e andando para o artista, o que importa é ela tirar o dela.

    Sorte para os artistas independentes e que não sejam engolidos pela máfia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: